Tiago Barbosa Ribeiro

Candidato à Presidência da Comissão Política Concelhia do PS Porto.


Tiago Barbosa Ribeiro nasceu no Porto, em 1983.
Deputado do Partido Socialista na XIII Legislatura (desde 2015) eleito pelo círculo do Porto, é também coordenador do PS na Comissão de Trabalho e Segurança Social na Assembleia da República. Integrou o Grupo de Trabalho de Combate à Precariedade criado no âmbito dos acordos com BE, PCP e PEV para a actual solução de Governo.
É membro da Comissão de Assuntos Europeus e da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa. Participou na Comissão Parlamentar de Inquérito à Recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e à Gestão do Banco. Integra a Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Faz parte dos Grupos Parlamentares de Amizade Portugal-Egipto, Portugal-Argélia, Portugal-Uruguai e Portugal-Cuba.
É licenciado em Sociologia com especialização (seminário de investigação) em Trabalho e Organizações pela Universidade do Porto, e pós-graduado em Gestão pela Universidade do Porto (Curso Geral de Gestão, Porto Business School).
É quadro superior de uma das maiores empresas industriais nos seus sectores de actividade, com sede no Norte do país, e foi também empresário. Paralelamente à sua actividade profissional, mantém desde sempre intensa participação cívica e política, tendo sido dirigente da JS a nível concelhio, distrital e nacional. É membro dos órgãos nacionais do PS e m 2015 tornou-se no mais jovem Presidente da Concelhia do Partido Socialista do Porto, cargo a que se recandidata.
Foi deputado municipal entre 2009 e 2013, tendo integrado a direcção da bancada do PS na Assembleia Municipal do Porto. Em 2013 ingressou na lista do PS à Câmara Municipal do Porto. Em 2017, foi eleito deputado à Assembleia Municipal do Porto. É regionalista convicto e tem defendido várias causas do Norte, em particular nas infraestruturas, nos fundos comunitários, na defesa dos centros de interesse da região e no combate ao investimento assimétrico no país.
É co-autor das obras «Onde Pára o Estado? Políticas Públicas em Tempo de Crise» (2009) e «Trabalho Igual, Salário Diferente» (2017), tendo participação regular em conferências e colunas de opinião na imprensa, bem como vários artigos em publicações periódicas e revistas especializadas.

Augusto Santos Silva

Mandatário da Candidatura.


Augusto Santos Silva, destacado militante socialista, atual Ministro dos Negócios Estrangeiros e número dois do Governo de António Costa, será o mandatário da candidatura de Tiago Barbosa Ribeiro à liderança do PS Porto e intervirá na sessão de apresentação da candidatura.
Nascido no Porto, em 1956, Augusto Santos Silva tem um extenso percurso na vida política. Ingressou em movimentos e lutas estudantis contra a ditadura ainda antes de terminar os seus estudos em História e, mais tarde, em Sociologia. É autor de várias obras e professor catedrático de Sociologia na Faculdade de Economia do Porto. Entre as funções de direção que ocupou na Universidade do Porto contam-se as de pró-reitor e de presidente do Conselho Científico da sua Faculdade.
Na sua intervenção cívica e política, já desempenhou várias funções em nome do Partido Socialista. Foi deputado à Assembleia da República e, em diferentes Governos, assumiu as pastas de Ministro da Educação, da Cultura, dos Assuntos Parlamentares e da Defesa Nacional.
Desde 2015, é ministro dos Negócios Estrangeiros e número dois do Governo do PS liderado por António Costa.